O Centro de Informações Meteorológicos e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta de temporal para os próximos dias em Goiás.
Conforme a previsão, as chuvas podem ser intensas com rajadas de vento e raios. Com base no último levantamento realizado pela Defesa Civil, há 13 áreas com risco geológico em Goiânia, como deslizamentos e movimentação de solo.
Temporal em Goiás
Para evitar alagamento em pontos críticos na capital, a Defesa Civil formou um grupo de ações emergenciais, composto pela Seinfra, Comurg, Guarda Civil Metropolitana, Equatorial e Saneago para se comunicarem de forma rápida por meio de um aplicativo de mensagens. O intuito é que seja notificado de maneira imediata para que as esquipes possam atender e resolver as demandas.
O órgão ainda informou que nos locais com algum risco geológico, foram realizados monitoramentos por meio de vistorias periódicas e contato direto com lideranças comunitárias que residem nessas áreas.
De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, a população também precisa tomar cuidado durante o período de chuvas volumosas, devido aos riscos de alagamento e queda de árvores.
“As pessoas têm que ficar atentas. Se começar aquela tempestade, procurem um local seguro. Não tentem atravessar locais que estejam alagados. E não fiquem expostos”, destacou.
Confira a previsão do tempo
Conforme o boletim meteorológico, várias regiões do estado estão com risco potencial para chuvas intensas de 30 a 60 mm/h ou 70 mm/dia, no que significa um volume médio de cinco a seis dias de chuva, além de rajadas de vento acima de 60 km/h e raios.
As regiões mais afetadas devem ser a oeste, central, norte e sudoeste, com previsão de chuvas acima de 50 mm/dia. Os municípios que devem receber os maiores volumes de chuvas são Luziânia, Anápolis, Formosa e Cristalina.