O Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de casos de dengue nos três primeiros meses de 2024. Segundo os dados do Ministério da Saúde, que contabiliza casos prováveis e confirmados, o país registrou 2.010.896 de casos nas primeiras 11 semanas deste ano.
Esse é o maior número registrado em toda a série histórica, que é realizada desde 2000. De acordo com o balanço, o recorde anterior da doença havia sido batido em 2015, quando registrou 1.688.688 casos.
Casos de dengue no Brasil
Se comparado os casos da doença com 2023, o país registrou em todo o mês de março 381 mil casos de dengue, entre os confirmados e prováveis. Já neste ano, antes que o mês de março termine o país já alcançou quase o dobro, com 714 mil.
Em fevereiro deste ano, a secretária de Vigilância em Saúde o Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa da pasta é que o país registre neste ano, 4,2 milhões de casos.
Em relações a mortes, o Ministério da Saúde afirmou que ainda registrou 682 mortes pela doença e que outras 1.042 estão sendo investigadas. A maior parte delas foi registrada no Distrito Federal (153) seguida por Minas Gerais (114).
Os índices ainda apontam dez unidades da federação que está em situação de emergência, sendo o Acre, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Rio Grande do Sul, Goiás e o Distrito Federal.
Mudança na distribuição de vacinas
Nessa quarta-feira (20/3), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que a pasta irá redefinir a estratégia de distribuição das vacinas da dengue.
Conforme ela, serão levados em conta os dados epidemiológicos atualizados e os estoques de vacina em cada unidade de federação.
“Estamos trabalhando com respaldo dos conselhos estaduais e municipais de saúde e do nosso comitê técnico para que ´possamos aproveitar as vacinas que não foram utilizadas neste momento. Vamos fazer as redistribuição das doses que não foram aplicadas usando um ranqueamento dos municípios que estão em emergência por dengue” destacou.
Até o momento, 1,5 milhão de doses foram distribuídas a partir do lote recebido pela empresa fabricante. Do total dessas doses, 435 mil foram aplicadas.
Além disso, o ministério também divulgou ter destinado até o momento R$ 79 milhões para os estados e municípios que decretaram situação de emergência em saúde pública por causa da dengue ou outras crises sanitárias.