A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia começou a fazer teste rápido mais complexo para identificar dengue em pacientes nas unidades de saúde da capital.
A medida foi adotada diante de crescente nos números de casos da doença. A capital já conta com mais de 5 mil registros da doença.
Teste rápido mais complexo para dengue
No total, foram adquiridos 12 mil testes rápidos de dengue IgG, IgM e antígeno NS1. Com isso, é possível detectar qualitativamente os anticorpos de classe IgG e IgM, além do antígeno NS1 do vírus da dengue.
Desta forma, o resultado, que sai em 15 minutos, mostra se a pessoa está infectada no momento e se possui anticorpos para a doença. O teste é feito por meio de uma coleta de sangue.
- Entretenimento: Pecuária de Goiânia 2024 confirma shows de Joelma, Tierry, Ana Castela, Nattan e mais
Conforme o titular da SMS, Wilson Pollara, o teste é indicado para pacientes que apresentem, ao menos, três sintomas da doença.
“Conforme protocolo, o teste é indicado para aquele paciente que apresenta pelo menos três sintomas da dengue, sendo que um deles tem que ser a febre porque é um dos principais sintomas da enfermidade”.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), os principais sintomas são: febre de 38º ou mais; dor no corpo e atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
De acordo com a SMS, as unidades já vinham realizando o teste rápido para dengue NS1 e agora passam a fazer o mais completo.
Antígeno NS1, IgM e IgG
A NS1 é uma proteína que pertence ao vírus da dengue e é detectável em altas concentrações no sangue de pessoas infectadas desde o início dos sintomas, geralmente a partir do primeiro ou segundo dia. Entretanto, seus níveis tendem a diminuir com o tempo, tornando-se muitas vezes indetectáveis após o sexto dia de sintomas.
Quanto aos anticorpos, o IgM começa a ser produzido cerca de cinco a seis dias após o início da infecção pela dengue, e pode permanecer detectável por um período que varia de 30 a 90 dias após a resolução da doença.
Já os anticorpos IgG surgem mais tardiamente, indicando exposição prévia ao vírus e são observados entre o sétimo e o décimo dia após o início dos sintomas. Eles são sinais de uma infecção não recente.
Unidades de saúde
- Cais Campinas
- UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia
- Cais Amendoeiras
- Cais Bairro Goiá
- cais Cândida de Morais
- Cais Finsocial
- Cais Vila Nova
- Ciams Novo Horizonte
- Ciams Urias Magalhães
- UPA Dr. Domingos Viggiano (UPA Jardim América)
- UPA Dr. Paulo Siqueira Garcia (UPA Chácara do Governador)
- UPA Maria Pires Perillo (UPA Noroeste)
- UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior (UPA Itaipú)
- UPA Novo Mundo