O Estado de Goiás conta com mais de 55 mil casos de dengue confirmados e 58 óbitos, com 142 municípios em situação de emergência para arboviroses.
Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde (SES-GO) reforçou os protocolos de segurança contra a doença nos hospitais estaduais.
Uma das ações é a visita técnica aos hospitais da rede, que está sendo realizada desde o início de março. Até o final do mês, 15 unidades serão vistoriadas. De acordo com a SES-GO, o objetivo é identificar se o clínico dos profissionais está adequado.
“Esse trabalho ocorre para trazer um atendimento mais efetivo, com protocolos conforme o que o Ministério da Saúde (MS) preconiza. Essas visitas, então, são importantes para qualificar o atendimento, tendo o objetivo principal de evitar mortes”, ressalta o secretário Rasível Santos.
- Declaração do Imposto de Renda: Entenda as novas regras e veja como fazer
O trabalho revê os processos, protocolos e conduta que nos fluxos assistenciais. A partir daí, verifica-se eventual necessidade de reorganizar a urgência para o paciente, que é acompanhado desde a entrada no hospital.
Uma das principais preocupações é a condição clínica desse paciente, seus sinais, sintomas e se passou por outras unidades de saúde, entre outras informações importantes.
De acordo com a superintendente de Regulação, Controle e Avaliação da SES-GO, Amanda Limongi, a demanda de pacientes com dengue em busca de atendimento nos hospitais terciários cresceu 64% em relação a fevereiro.
Além disso, Goiás segue prestando todo apoio aos municípios, com insumos, capacitação e orientações, por meio dos 177 Gabinetes de Combate à Dengue instalados nas secretarias municipais e nos hospitais.
Mortes por dengue em Goiás
Em menos de três meses, Goiás passou o número de mortes pela doença registrado em todo o ano de 2023. Até o momento, 58 óbitos foram confirmados, contra 54 no ano passado.
O município de Anápolis é o que registra o maior número de mortes no Estado, totalizando 11. Em seguida vem Luziânia (8), Águas Linhas de Goiás (3), Valparaíso (3), Aurilândia (3) e Uruaçu (3).
Outras cidades como Goiânia, Iporá, Cidade Ocidental, Cristalina, Novo Gama e Santo Antônio do Descoberto têm dois óbitos confirmados. Já Caldas Novas, Mineiros, Alvorada do Norte, Formosa, Alto Horizonte, Ceres, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Nova Glória e Planaltina têm uma morte pela doença.