Palmas, a capital do Tocantins, está se preparando para celebrar o Dia de São José, que também é o padroeiro da cidade, no dia 19 de março. Além do aspecto religioso, essa data é considerada ponto facultativo e feriado municipal.
A escolha do padroeiro é uma forma de homenagear os operários que trabalharam no início da construção da cidade, já que São José é considerado o patrono dos trabalhadores.
Festividades com missa e quermesse no dia do Padroeiro de Palmas
A Arquidiocese de Palmas vem realizando uma série de atividades religiosas em antecipação ao Dia de São José. A Paróquia Matriz, localizada na Quadra 604 Sul, é o local onde se iniciam os festejos.
Este ano, o tema é “São José, ajude-me a ouvir e praticar a vontade de Deus!”, com a realização de novenas e missas em honra ao Santo Padroeiro.
No dia 19 de março, a celebração começa com uma carreata, às 15h, saindo da Catedral na Praça dos Girassóis, no centro da cidade, até a Paróquia de São José.
Durante a carreata, que percorrerá as principais avenidas da cidade, está prevista a benção dos carros. As celebrações continuam com a Santa Missa Solene a São José e apresentações musicais durante a Quermesse.
Conforme o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, os moradores de Palmas têm muito o que celebrar neste dia de São José, seja pela fé, pela homenagem aos operários ou pelo merecido descanso dos servidores municipais.
“Que seja um dia de união, reflexão e renovação de esperanças para todos os palmenses”, destacou.
Feriado
Em virtude do feriado de São José, a Prefeitura de Palmas decretou ponto facultativo na segunda-feira (18). Isso significa que os servidores municipais terão dois dias a mais de descanso, já que o feriado é na terça-feira (19).
Alguns serviços serão afetados, mas o transporte coletivo público urbano de passageiros e os serviços essenciais de saúde, como as UPAs, Samu e Caps AD, continuarão funcionando normalmente. Além disso, a limpeza urbana, infraestrutura, iluminação pública e os órgãos ligados ao serviço social que mantêm sistema de plantão também terão suas atividades mantidas.
É importante ressaltar que as unidades educacionais da rede municipal de ensino não serão afetadas pelo ponto facultativo, pois possuem calendário escolar próprio.