O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um informativo que alerta para o risco potencial de chuvas intensas nesta terça-feira (12).
A tempestade pode estar acompanhada de raios e rajadas de vento acima de 60 km/h. O alerta é válido para todas as regiões de Goiás.
Conforme a previsão, a combinação de calor e umidade gera áreas de instabilidade, podendo formar pancadas de chuvas de 40mm por dia, com risco de tempestades isoladas.
Em Goiânia, o prognóstico é de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas isoladas, podendo chegar a 6 milímetros. Apesar disso, a temperatura pode chegar a 31ºC, com umidade relativa do ar variando entre 45% e 90%.
Em Itumbiara pode chover ainda mais, até 8 milímetros, com temperatura ficando entre 19ºC e 29ºC. A umidade relativa do ar deve variar de 45% e 90%.
Onda de calor
De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, a onda de calor que está com núcleo no Paraguai e que está chegando no Brasil não deve alterar muito o clima em Goiás.
As regiões mais afetadas devem ser sul e sudeste, porém sem tantos impactos na temperatura. O restante do estado deve continuar com clima abafado.
“Apenas alguns municípios do extremo sudoeste, como Caçu e São Simão, podem apresentar temperaturas um pouco mais elevadas que o normal para o período.”