O empoderamento feminino e a participação das mulheres na história mundial está ganhando cada vez mais espaço. Atualmente, a maior parte das mulheres no mundo podem estudar, trabalhar e votar.
Apesar dessas atitudes parecerem simples, por muito tempo os direitos das mulheres foram barrados e a realidade era completamente diferente e, para que isso fosse mudado, algumas mulheres históricas tiveram papéis fundamentais.
Veja as mulheres que mudaram a história
Por muito anos foi atribuído à mulher um papel exclusivamente doméstico, na qual não podiam ter educação formal, trabalhar fora e muito menos o direito ao voto.
Devido a isso, muitas delas batalharam pelos seus ideais e conquistaram o mundo por meio de suas opiniões e de suas profissões. Um exemplo disso é a cientista e física franco-polonesa Marie Curie, a primeira e única mulher a ganhar o prêmio Nobel duas vezes, em 1903 e 1911.
Marie também foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. Além disso, ela ainda nomeou dois elementos químicos descobertos por ela em homenagem ao seu país de origem (Polônia), o polônio e o rádio.
A artista mexicana Frida Kahlo também foi uma mulher que marcou o mundo. Ela sofreu um acidente de bonde aos 15 anos e foi submetida a mais de 30 cirurgias. A pintora quebrou vários tabus e construiu a sua carreira de sucesso em uma profissão que era dominada na época somente por homens.
- Dia das Mulheres: Programas para comemorar o Dia das Mulheres em Goiânia e Região
Lei Maria da Penha
Por sua vez, uma que é totalmente exemplo de superação por meio da sua história pessoal, a Maria da Penha, que conseguiu que uma lei fosse criada para proteger as mulheres vítimas de violência doméstica.
Após o seu ex-companheiro tentar matá-la duas vezes e ela ter ficado paraplégica, Maria da Penha ainda lutou por 20 anos em sua cadeira de rodas para que o ex fosse preso. Após dedicar vários anos da sua vida, ela conseguiu que o marido recebesse uma pena de oito anos e que a Organização dos Estado Americanos (OEA) condenasse o Brasil pela negligência no caso. Desde então, a lei está em vigor desde 2006.
Dandara dos Palmares, esposa de Zumbi dos Palmares é considerada por muitos como uma heroína. Ela dominava técnicas de capoeira e lutava ativamente nas batalhas contra o seu quilombo, sem contar que também liderava homens e mulheres e ajudava na criação de estratégias para a resistência do quilombo.
Por fim, a Madre Teresa de Calcutá, uma religiosa que entrou na lista de mulheres inspiradoras por ser símbolo de generosidade e devoção, na qual dedicou a sua vida para educar crianças pobres.