Atualmente, a modernização e a inovação tecnológica têm sido peças-chave na busca por um ensino de qualidade nas escolas da rede pública.
No estado do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-TO), lançou o Profe Digital, um programa que visa promover melhorias na aprendizagem e na qualidade da educação.
Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (5/3), foram entregues 14 mil notebooks para profissionais da educação. Para essa aquisição, foi investido um valor total de R$ 49.798.000,00.
O Profe Digital faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação, que busca não apenas promover melhorias nas aprendizagens, mas também fomentar o desenvolvimento e a disseminação das inovações científicas, tecnológicas e educacionais.
Além disso, o programa visa permitir o acesso à conectividade em escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e de baixo desempenho em indicadores educacionais.
Lançamento do programa Profe Digital
De acordo com o governador Wanderlei Barbosa, é fundamental aproximar os professores e os alunos da tecnologia, investindo no setor para modernizar todo o sistema educacional.
A ideia é que a educação proporcione condições para formar pessoas qualificadas, tanto para os alunos como para os professores, que devem trabalhar de forma integrada, utilizando as ferramentas disponíveis e explorando a tecnologia.
Google for Education
Uma das alternativas adotadas para superar as barreiras da transformação digital nas escolas públicas é o Google for Education. A solução permite que professores e alunos tenham acesso a diversos conteúdos na web, como livros, documentos e agendas.
Com o Google for Education, alunos e professores podem compartilhar tarefas e materiais de aula em tempo real através do Google Drive. Além disso, também podem manter a comunicação à distância, seja por vídeo, texto ou voz, utilizando o aplicativo Google Meet.
O governo do estado estabeleceu uma parceria com o Google com o objetivo de impulsionar a qualidade da educação pública. Além de implantar o Google for Education, a empresa também fornece toda a infraestrutura necessária para que as escolas possam se transformar digitalmente. Isso inclui a instalação de sistemas de Wi-Fi inteligente e a disponibilização de laboratórios móveis de informática com Chromebooks,