Um idoso de 96 anos teve um velório um tanto quanto inusitado na sexta-feira (1º), em Aparecida de Goiânia. Quirino da Silva Souza foi velado sentado em uma poltrona.
O homem, que era carpinteiro, passou cerca de 10 anos acamado e os familiares resolveram ter uma despedida diferente.
Idoso velado sentado em Aparecida de Goiânia
Camisa azul clara, gravata no mesmo tom, calça preta e sentado em uma posição “amigável”. Foi essa a última lembrança registrada pelos familiares e amigos de seu Quirino.
Como sua condição em vida não o permitia sentar ou ficar em pé, a família decidiu dar a oportunidade para aqueles que o vissem pudessem se sentar ao lado dele pela última vez.
A decisão partiu de uma das filhas e surpreendeu todos, pois não havia caixão no funeral., o que também atraiu curiosos. A forma inusitada, também foi uma maneira de se sentirem mais próximas do pai.
“E põe surpresa nisso! Minha irmã, que cuidava dele há 20 anos, teve essa ideia. Foi como se fosse uma roda de conversa”, disse Ana Cristina, filha do idoso ao Correio Brasiliense.
A empresa que cuidou do funeral revelou que, em 45 anos de fundação, esta foi a primeira vez que recebeu este pedido de celebração. Diante disso, procurou atender de forma respeitosa e com carinho.
“A pessoa falecida está sendo velada de uma maneira que representa sua singularidade – sentado em uma poltrona, como um gesto simbólico da vida que ele levou”, afirmou ao portal Mais Goiás.
O enterro de seu Quirino, contudo, aconteceu de forma tradicional.