O Brasil já registra mais de 920 mil casos prováveis de dengue e 184 mortes pela doença em 2024, segundo dados do Ministério da Saúde (MS) divulgados nesta segunda-feira (26/2).
Em Goiás, são mais de 28 mil casos confirmados e 13 mortes, conforme o painel da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). O estado já decretou situação de emergência por conta da doença.
Segundo Painel de Monitoramento das Arboviroses do MS, Goiás é o sexto estado com mais casos prováveis da doença, atrás de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Paraná e Rio de Janeiro.
Na incidência por 100 mil habitantes, seis estados estão acima do alerta vermelho do ministério, que considera 500 casos a cada 100 mil habitantes. Goiás é o quinto da lista, com 773 casos a cada 100 mil habitantes.
Medidas de proteção individual para frear o aumento de casos de dengue
A prevenção da dengue envolve principalmente a eliminação ou redução dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue. Algumas medidas de prevenção a serem consideradas, são:
- Eliminação de recipientes de água parada: remova qualquer recipiente que possa acumular água parada, como vasos de plantas, pneus velhos, latas, garrafas, e recipientes semelhantes.
- Limpeza de calhas e ralos: mantenha calhas e ralos desobstruídos para evitar o acúmulo de água parada.
- Cuidado com piscinas: mantenha piscinas tratadas com cloro e fontes ornamentais limpas. Caso não estejam em uso, esvazie-as.
- Uso de telas mosquiteiras: utilize telas em janelas e portas para evitar a entrada do mosquito.
- Proteção pessoal: use repelentes de mosquitos, especialmente durante o amanhecer e entardecer, quando o Aedes aegypti é mais ativo.
- Roupas: use roupas de manga longa e calças compridas para reduzir a exposição ao mosquito.
- Descarte adequado de resíduos: não jogue lixo em terrenos baldios e mantenha sempre a área ao redor de sua casa limpa.
- Vacinação: a imunização contra a doença também pode auxiliar na redução de casos graves.
Sintomas
Os sintomas da dengue consistem principalmente em dor no corpo e nas articulações, febre, manchas avermelhadas, enjoo e dores abdominais. A orientação é buscar uma unidade de saúde no aparecimento dos primeiros sintomas.