Os servidores administrativos da rede municipal de educação devem retomar, nesta terça-feira (27/2), uma greve em Goiânia. Ao menos 170 unidades de ensino devem ser atingidas.
A paralisação foi deflagrada na última quinta-feira (22/2) e a informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego).
Greve em Goiânia
Esta é a segunda greve em menos de cinco meses. Em outubro de 2023, os servidores técnicos administrativos paralisaram os serviços para pedir o pagamento da data-base 2023, a equiparação no auxílio locomoção, e envio do Novo Plano de Carreira à Câmara Municipal.
Após mais de 40 dias de paralisação, a categoria conseguiu um acordo com o Paço e retomou as atividades. Entretanto, os servidores afirmam que não foi cumprido tudo que foi acordado. O envio do novo plano de carreira da categoria, previsto para 15 de fevereiro, ainda não feito.
Desta forma, os trabalhadores optaram por deflagrar a greve a partir desta terça-feira (27). Os servidores administrativos abrangem agentes de apoio educacional, merendeiras, limpeza, auxiliares de atividades educativas e assistentes educacionais.
- Happy Holi 2024: Festival das Cores acontecerá no mês de abril em Goiânia
De acordo com a presidente do Sintego, Bia de Lima, o sindicato tentou todas as formas de diálogo junto ao Paço Municipal, mas não conseguiu retorno para que pudesse evitar a greve.
“O Sintegocom responsabilidade e muito zelo vem conduzindo e garantindo avanços. Por falta de empenho por parte do Paço Municipal, a categoria hoje aprovou por unanimidade a retomada da greve na próxima terça-feira (27)”, afirmou Bia de Lima.
Entre os dias 28 de fevereiro a 3 de março, haverá mobilização de todos os servidores administrativos. Além da paralisação, o sindicato deve ter uma audiência com o desembargador da Justiça do Trabalho, Fernando Braga, no dia 4 de março, e uma audiência na Assembleia na Câmara Municipal, no dia 5.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que já tem reunião agendada para tratar sobre o assunto com a categoria. Veja a íntegra:
“A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que está agendada reunião no dia 4 de março, para tratar sobre a finalização do Plano de Carreira dos Administrativos da Educação. Esse é o prazo estabelecido pelo desembargador do Tribunal de Justiça, para a apresentação da proposta.
Mesmo com as discussões para construção do Plano de Carreira em andamento, os servidores optaram pela greve.
A SME ressalta, que mantém o diálogo com a categoria e aguarda a reunião para que o Plano de Carreira seja finalizado.”
- Dignidade Menstrual: Saiba como ter acesso a absorventes gratuitos em Goiás