Absorventes gratuitos estão sendo distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio do programa Dignidade Menstrual, do Governo Federal.
Em Goiás, 213 cidades contam com a distribuição gratuita e a retirada pode ser feita por meio da Farmácia Popular.
A distribuição de absorventes destina-se a estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, e pessoas em situação de rua ou extrema vulnerabilidade, além da população carcerária.
Desde 2023, o Ministério da Saúde vem implementando iniciativas que incluem estratégias de conscientização da sociedade e o aprimoramento técnico de profissionais públicos. Essas ações abrangem temas como menarca (primeira menstruação), prevenção de infecções e doenças, e combate aos estigmas associados a essa condição.
- Mercado de trabalho: Caixa Federal anuncia concurso com 4 mil vagas; salários chegam a R$14,9 mil
Como fazer a retirada de absorventes gratuitos em Goiás
Podem fazer a retirada dos absorventes pessoas entre 10 e 49 anos de idade e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Cada pessoa terá direito a 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.
Para isso basta comparecer a uma Farmácia Popular, apresentar autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital e levar documento de identidade com foto e CPF.
Além disso, quem precisar de auxílio pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), pois os profissionais da unidade poderão oferecer orientações e, caso necessário, imprimir a autorização do Programa Dignidade Menstrual para a pessoa interessada.
Outros canais que podem ser usados para auxílio são:
- Disque Saúde 136;
- Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e CREAS;
- Escolas da rede pública de ensino fundamental ou médio, tanto municipais, como estaduais e federais;
- Centros POP, centros de acolhimento e Consultórios na Rua; e
- Outros estabelecimentos públicos que atendam mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social.