Goiânia confirmou nesta quarta-feira (21/2) a primeira morte por dengue na cidade. A vítima é uma mulher com mais de 60 anos.
Conforme o Boletim Epidemiológico Arboviroses, a capital conta com 2.542 casos da doença confirmados, um aumento de 67,2% em relação ao boletim anterior, que contabilizava 1.520 casos.
Além disso, há outros 80 casos confirmados de chikungunya e dois prováveis de zika vírus. Todas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Primeira morte por dengue em 2024 acende alerta
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Wilson Pollara, Goiânia continua no nível de alerta 2 para a doença, mas agora passou para a situação 3.
Pollara aponta que fatores têm contribuído para o crescimento nos casos de dengue, como o ressurgimento de novos sorotipos do vírus e o inverno atípico.
“Além desses, outros fatores têm contribuído para o aumento de casos, como o inverno atípico, além das consequências provocadas pelo El Niño. A chuva, somada ao calor, favorece na replicação do mosquito Aedes aegypti”.
Para combater o mosquito, algumas medidas são necessárias por parte da população, uma vez que, conforme dados do Ministério da Saúde, 75% dos focos estão nos quintais das residenciais. Entre elas estão:
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
- Colocar areia nos pratos de plantas;
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
- Limpar as calhas;
- Cobrir piscinas;
- Cobrir bem a cisterna;
- Deixar as lixeiras bem tampadas;
- Limpar a bandeja externa da geladeira;
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
- Cobrir bem todos os reservatórios de água.
A dengue é uma enfermidade dinâmica, sistêmica e febril aguda, com manifestações que vão desde casos assintomáticos até formas graves. Os sintomas incluem febre elevada, intensas dores musculares, desconforto ao mover os olhos, mal-estar, perda de apetite, cefaléia, manchas vermelhas na pele e forte dor abdominal.