A primeira parcela ou parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Goiânia vence nesta terça-feira (20/02).
De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá 10% de desconto.
Primeira parcela do IPTU
Para os contribuintes que desejam optarem pelo parcelamento, poderão dividir em 11 vezes, com a última parcela para o dia 20 de dezembro de 2024.
Por sua vez, o secretário-executivo de Finanças Vinícius Henrique, citou sobre a importância do pagamento do imposto antes do vencimento para a situação fiscal e planejamento das Políticas Públicas na capital.
“O IPTU até 2022 era a principal fonte de receita do município de Goiânia, mas ainda é muito importante essa arrecadação do IPTU. Goiânia, hoje, não vive de transferências constitucionais. Se somar o que recebemos de ISSQN e ICMS, que são repasses da União e do Estado, os dois somados dão o valor da nossa arrecadação de IPTU”, ressaltou.
Como forma de garantir mais facilidade e flexibilidade aos contribuintes, além do tradicional boleto, serão aceitas novas formas de pagamento, como por meio do PIX, além de cartões de crédito e débito.
Os boletos foram enviados via Correios, mas em casos de contribuintes que não tenham recebido ou queira efetuar o pagamento de outra forma, basta emitir a Guia de Pagamento (DUAM) pelo site da Prefeitura de Goiânia.
“É importante destacar que o pagamento deve ser preferencialmente na rede conveniada com o município, que é formada por esses bancos tradicionais, como Itaú, Caixa Econômica e Banco do Brasil”, destacou o secretário de Finanças.
- Afogamento, atropelamento e acidentes: Afogamento, atropelamento e acidente: fim de semana é marcado por mortes em Goiás
Confira o calendário de pagamento do IPTU:
- 1ª parcela: vencimento em 20 de fevereiro
- 2ª parcela: vencimento em 20 de março
- 3ª parcela: vencimento em 22 de abril
- 4ª parcela: vencimento em 20 de maio
- 5ª parcela: vencimento em 20 de junho
- 6ª parcela: vencimento em 22 de julho
- 7ª parcela: vencimento em 20 de agosto
- 8ª parcela: vencimento em 20 de setembro
- 9ª parcela: vencimento em 21 de outubro
- 10ª parcela: vencimento em 20 de novembro
- 11ª parcela: vencimento em 20 de dezembro.