Os beneficiários de programas sociais em Goiás devem atualizar os dados pessoais do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, que é a porta de entrada para o recebimento dos benefícios.
Em Goiás, ao menos quatro programas utilizam dados do CadÚnico, como Mães de Goiás, Dignidade, Goiás Por Elas e Aprendiz do Futuro.
Desta forma, os beneficiários devem manter os dados atualizados, pois cadastros com mais de 24 meses sem atualização estão sujeitos a suspensão ou cancelamento dos benefícios e a família só poderá retomá-los depois que regularizar a situação.
![benefícios sociais em Goiás](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2024/02/beneficios-sociais-em-goias.jpg)
As situações que requerem a atualização de dados são: mudança de endereço; alteração da renda; quando a pessoa entra, muda ou perde o emprego; alteração da composição familiar, com ingresso ou saída de membros; ou quando os filhos trocam de escola.
Como atualizar CadÚnico
Para atualizar o CadÚnico é preciso procurar um Centros de Referência de Assistência Social (Cras) na cidade onde mora. Nele são inscritas características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
O Responsável Familiar é quem poderá garantir que as informações comunicadas durante a entrevista são verdadeiras, além de se comprometer a atualizar o cadastro sempre que houver mudanças na família.
Para o Responsável pela Unidade Familiar (RF), é obrigatória a apresentação Rg, do CPF ou do Título de Eleitor.
![Goiás social](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2024/02/goias-social-1024x777.jpg)
O RF da família indígena pode apresentar o CPF, o título de eleitor, mas também o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e carteira de trabalho.
Para as outras pessoas da família, é obrigatória a apresentação de documentos como certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou Título de Eleitor. Para crianças. ainda é preciso apresentar frequência escolar ou comprovante de matrícula.