Goiás recebeu nesta semana mais de 72,8 mil doses de vacina contra dengue, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). A previsão é que outras 36 mil doses cheguem na quarta-feira (14).
No total, 51 municípios goianos vão receber os imunizantes. Segundo o Ministério da Saúde, as cidades priorizadas são consideradas endêmicas pra a doença.
As áreas determinadas atendem a três condições específicas: consistem em municípios de considerável tamanho, com uma população superior a 100 mil habitantes; apresentam elevada incidência de transmissão de dengue durante o período de 2023-2024; e exibem uma predominância significativa do sorotipo DENV-2.
O governo federal reconheceu situação de emergência por doenças infecciosas virais em Goiás. A decisão, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9), acontece em meio ao rápido aumento no número de casos de dengue no estado. Desde janeiro, foram contabilizados mais de 23,2 mil ocorrências, além de quatro mortes pela doença.
Vacinação em Goiânia
Goiânia foi a cidade que mais recebeu doses no Estado desta primeira remessa, totalizando 34 mil. O cronograma de imunização começa após o feriado de Carnaval, na próxima quinta-feira (15/2).
Podem se imunizar crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, faixa etária que registra o maior índice de hospitalizações devido à dengue.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Fluvia Amorim, crianças que tiveram dengue recentemente precisam esperar pelo menos seis meses para tomar o imunizante.
Veja as todas cidades goianas que receberão a vacina contra dengue
- Abadia de Goiás
- Anicuns
- Araçu
- Avelinópolis
- Brazabrantes
- Campestre de Goiás
- Caturaí
- Damolândia
- Goiânia
- Goianira
- Guapó
- Inhumas
- Itaguari
- Itauçu
- Jesúpolis
- Nazário
- Nerópolis
- Nova Veneza
- Ouro Verde de Goiás
- Petrolina de Goiás
- Santa Bárbara de Goiás
- Santa Rosa de Goiás
- Santo Antônio de Goiás
- São Francisco de Goiás
- Taquaral de Goiás
- Trindade
- Aparecida de Goiânia
- Aragoiânia
- Bela Vista de Goiás
- Bonfinópolis
- Caldazinha
- Cezarina
- Cristianópolis
- Cromínia
- Edealina
- Edéia
- Hidrolândia
- Indiara
- Jandaia
- Leopoldo de Bulhões
- Mairipotaba
- Orizona
- Piracanjuba
- Pontalina
- Professor Jamil
- São Miguel do Passa Quatro
- Senador Canedo
- Silvânia
- Varjão
- Vianópolis
- Vicentinópolis
- Caso Pedro Lucas: Justiça prorroga prisão de padrasto apontado como suspeito