O Instituto Paraná divulgou nesta segunda-feira (5/2) uma pesquisa que mostra como está o cenário eleitoral para as Eleições 2024, em Goiânia.
Os pré-candidatos Adriana Accorsi (PT), Vanderlan Cardoso (PSB) e Gustavo Gayer (PL) estão à frente na corrida eleitoral, mas tecnicamente empatados entre si, considerando a margem de erro.
Na pesquisa espontânea, a petista aparece à frente com 4,7% das intenções de voto. Gayer aparece em seguida, com 4.6%. Já Vanderlan figura na terceira posição, com 2,8% as intenções de voto. O atual prefeito, Rogério Cruz (Republicanos), aparece em quarto lugar, com 2,4%.
Na pesquisa estimulada, Adriana Accorsi lidera em dois cenários. No primeiro, onde são inseridos todos os candidatos, a delegada tem 22,1% das intenções de voto, tecnicamente emparada com Vanderdan, que tem 20,6%. Gayer vem na terceira posição (19,7%), seguido de Bruno Peixoto (10,7%), Rogério Cruz (7,4%), Jânio Darrot (2,9%) e Leonardo Rizzo (2,1%).
No segundo cenário, sem os candidatos Jânio Darrot e Bruno Peixoto, Adriana Accorsi amplia a vantagem, subindo para 27,1%, seguida de Vanderlan (24,3%), Gustavo Gayer (22,5%) e Rogério Cruz (9,3%).
- Mercado de trabalho: Concurso em Goiás tem mais de 400 vagas com salários de até R$ 4 mil; se inscreva
Rejeição nas eleições 2024
Conforme o levantamento, Rogério Cruz lidera o ranking de rejeição à Prefeitura de Goiânia. Dos eleitores pesquisados, 39,1% disseram que não votariam no atual prefeito. Outros 26,8% disseram que não votariam em Accorsi; 16,8% em Gayer; 16,2% em Vanderlan; 13,2% em Peixoto; 9,9% em Rizzo; e 7,1% em Jânio Darrot.
Sobre a influência de outros candidatos, a pesquisa revelou que 30,7% dos eleitores entrevistados afirmaram que com certeza votariam em um candidato apoiado pelo Governador Ronaldo Caiado.
Em relação ao presidente Lula, 17,1% disseram que com certeza votariam no candidato indicado por ele. Já em relação a Bolsonaro, 32,9% disseram que com certeza teriam impacto da indicação na decisão de votar em um candidato a Prefeito de Goiânia.
Metodologia
A pesquisa considerou uma amostra de 680 eleitores, sendo estratificada por gênero, faixa etária, grau de escolaridade, renda domiciliar mensal e posição geográfica.
O levantamento foi realizado entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, com eleitores de 16 anos ou mais, através de entrevistas pessoais.
O nível de confiança da pesquisa atinge 95% e a margem de erro estimada é de aproximadamente 3,8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados obtidos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º GO-09948/2024 para o cargo de Prefeito.