O estado de Goiás registou 4,45 vezes mais casos confirmados de covid-19 em janeiro de 2024 do que o total registrado em dezembro de 2023.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), pelos indicadores estaduais foram confirmados 1.236 casos da doença em dezembro, já em janeiro o número chegou a 5.502.
Aumento dos casos de covid-19
Os dados já alertam sobre a propagação do vírus a uma semana do carnaval, no qual alguns municípios já cancelaram as programações do feriado.
Dentre as cidades que aderiram ao cancelamento, estão Bom Jesus de Goiás, Itapuranga e Guapó. Somente nas últimas quatro semanas foram confirmados 5.274 casos, no qual 3.433 são do sexo feminino e seguidos pelos homens 1.841 do sexo masculino.
Apesar do aumento significativo, os números ainda são inferiores aos do no ano passado, pois em janeiro de 2023 foram registrados 28.351 casos.
A Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, explica sobre os dados alarmantes e sobre o aumento no começo do ano que tem sido recorrente.
“Desde o início da pandemia, a gente tem observado que neste período do final do ano anterior e nos primeiros meses do ano seguinte houve um aumento de casos. Quando a gente compara esse aumento de casos que está observado agora com o mesmo período de 2023, observamos que é proporcionalmente um aumento menor”, ressaltou.
Recomendações para o carnaval
Já em relação ao Carnaval, a superintendente avalia que “não há motivo para pânico, pois mesmo que haja aumento de casos, não deve ter aumento de internações, nem de óbitos”.
Sobre os municípios que suspenderam o Carnaval, Flúvia ressalta que a orientação do Ministério da Saúde descarta que as medidas estão extremas.
“Quem está vacinado pode ir para o Carnaval de forma mais tranquila. Não há a recomendação de protocolos tão restritivos como em , porque naquela época não havia vacina. Para o Ministério da Saúde, a covid é uma doença em circulação, como a gripe”, ressaltou.