O dia 4 de fevereiro foi estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ser o dia Mundial de Combate ao Câncer, como forma de prevenção e para alertar sobre os cuidados necessários contra a doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 704 mil casos de câncer ao ano entre 2023 e 2025.
Dia Mundial de Combate ao Câncer
Após o Dia Mundial do câncer, o dia 5 de fevereiro foi definido como o Dia Mundial da Mamografia, que é um dos assuntos que mais ganham força no fim do ano, intitulado como “Outubro Rosa”, sendo o mês da conscientização e prevenção contra a doença.
O câncer de mama é o subtipo mais comum da doença entre as mulheres. além de ser a segunda doença que mais mata no mundo, com aproximadamente 9,6 milhões de mortes anuais, com aproximadamente 9,6 milhões de mortes anuais.
Também ficou constatado que o câncer de mama é o primeiro mais incidente, atingindo 10,5% da população, seguido do câncer de próstata, com 10,2%.
Conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) entre 30% e 50% dos cânceres podem ser evitados por meio da implementação de estratégias baseadas na prevenção. Devido a isso, as entidades médicas aproveitam essas datas par reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Tipos de prevenção ao câncer
Além dos exames de prevenção, existem outras medidas para prevenir o câncer. Ao Portal Dia, a nutricionista Natália Galvão alegou que uma alimentação regrada e rica em fibras, frutas e verduras, é uma forma de prevenção contra ao câncer. Ela ainda afirma que o consumo de álcool, tabaco e alimentos ultraprocessados devem ser evitados.
Outra medida importante é a imunização contra o HPV, que foi implementada no calendário vacinal pelo Ministério da Saúde em 2014, no qual atualmente as doses são voltadas a meninas e meninos de 9 a 14 anos.
A proteção está disponível em nas UBSs e envolve duas doses, com intervalo mínimo de 6 meses entre cada uma.