Foi confirmada a primeira morte por dengue no estado de Goiás em 2024. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a vítima se trata de um homem de 31 anos, que morreu no dia 5 de janeiro na cidade de Uruaçu.
A Secretaria ainda está investigando outras 31 mortes, no qual entre as vítimas estão bebês e crianças.
Primeira morte por dengue confirmada em Goiás
O estado de Goiás segue em alerta e se os casos permaneceram altos, o cenário pode até ser considerado epidemia.
Até o momento já foram confirmados 11.294 casos da doença. Durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (1/02), os integrantes do Gabinete Contra a Dengue destacaram as ações de combate à doença.
O secretário estadual de saúde, Rasível dos Santos, afirmou que o sorotipo predominante em Goiás é caracterizado pelos casos mais grave. Em Goiás, as cidades com maior número de casos de dengue são: Anápolis (1.630), Goiânia (1.522), Jataí (1.298), Águas Lindas de Goiás (863) e Aparecida de Goiânia (783).
Além da dengue, outra doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti é a Chikungunya, no qual Goiás possui mais de 700 casos confirmados.
Para evitar a expansão dos focos, uma força tarefa está sendo realizada com a parceria entre municípios e a Defesa Civil. Ao menos 51 gabinetes de combate já foram criados pelas prefeituras.