O Governo de Goiás anunciou, nesta segunda-feira (30/1), o investimento de R$ 1,6 bilhão para o transporte público da Região Metropolitana de Goiânia.
O projeto Nova RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo) será executado pelo Governo de Goiás em parceria com as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira.
Mudanças no transporte público
O projeto de reestruturação do transporte coletivo da região metropolitana prevê a substituição de 1.200 veículos, os novos contarão com ar-condicionado.
Além disso, há previsão de eletrificação da frota do Eixo-Anhanguera até o fim de 2024, e ainda a reforma dos terminais e estações do corredor. Outros 6.940 pontos de ônibus também devem ser recuperados.
De acordo com o governo, a substituição dos novos ônibus será gradual, sendo 400 veículos por ano, até completar 1.200 em março de 2026.
A nova frota será composta por 1.020 ônibus de linhas estruturantes, 83 veículos elétricos do Eixo-Anhanguera e 67 do BRT Norte-Sul.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, explicou que a reestruturação do Eixo Anhanguera deve ser totalmente concluída até o fim de 2025 e que o projeto já está em execução.
A primeira etapa será entregue até julho deste ano, com 200 novos ônibus. Serão 6 ônibus do Eixo Anhanguera, 6 do BRT e 188 das linhas estruturantes, dos quais 122 são convencionais, 60 do modelo super padron a diesel e 6 padron elétricos.
Até o fim de 2024, um terço da recuperação dos pontos de ônibus será concluído, o que corresponde a 2.314 abrigos.
Apesar das mudanças, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, assegurou que o preço da tarifa não sofrerá reajuste. O valor é o mesmo desde 2019.
- Carnaval em Goiás: Confira opções de blocos e shows para curtir a folia
Segurança
Entre as mudanças, há ainda a instalação de 6.560 câmeras de segurança, além da criação da Central de Segurança de Transporte. O projeto contempla ainda a integração entre o aplicativo Mulher Segura, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP), e o SiM RTMC.
Desta forma, as mulheres terão acesso direto aos serviços oferecidos pela Segurança Pública do Estado, como localização e telefones de batalhões e delegacias mais próximas, registro de ocorrências direto com a Polícia Militar, por meio da comunicação com o atendente, e viatura via chat.
- Nota Fiscal Goiana: Veja lista de ganhadores que vão dividir prêmio de R$ 200 mil