O Hospital Estadual de Luziânia (HEL), em Goiás, realizou nessa quinta-feira (25/01) a primeira captação de órgãos na unidade.
A Gerência de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) organizou a captação de rins e fígado de um doador de 24 anos que foi diagnosticado com morte encefálica.
Captação de órgãos em hospital de Goiás
O procedimento foi realizado pelos médicos captadores de Goiás e conforme a gerente assistencial do HEL, Ana Carolina Garcia, toda e equipe ficou emocionada e ansiosa com a primeira captação realizada na unidade.
“Eles organizaram um momento solene e de agradecimento para a família, que tomou essa nobre decisão, apesar do momento tão doloroso. Por isso é fundamental comunicar aos familiares o desejo da doação e promover campanhas para conscientizar a população”, destacou.
A gerente assistencial também alegou que a decisão desencadeia uma corrida contra o tempo, com a atuação de uma equipe multiprofissional, que é responsável por realizar a logística da cirurgia para que nada atrapalhe o sucesso da operação que tem como principal objetivo salvar vidas.
Além disso, o Hospital Estadual de Luziânia ainda conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar em casos de procedimentos de captação de órgãos, sendo assim possível assegurar o deslocamento dos órgãos com rapidez e segurança.