O governador Wanderlei Barbosa conseguiu apoio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para ampliar a oferta de voos para Tocantins pelas companhias aéreas nacionais.
A reunião entre o governador e o ministro teve como objetivo discutir a oferta limitada de voos para os municípios de Palmas e Araguaína.
Wanderlei Barbosa expressou sua determinação em melhorar a conectividade aérea do estado, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social.
Durante a reunião, o ministro se comprometeu a intermediar as negociações com as companhias aéreas para superar os obstáculos que dificultam a ampliação da oferta de voos para o Tocantins.
O diálogo entre as autoridades é essencial para direcionar a atenção necessária às questões aéreas enfrentadas pelos municípios de Palmas e Araguaína e buscar soluções eficazes e rápidas.
Atualmente, Palmas conta com apenas dois voos diários, com horários limitados, sendo a maioria durante a madrugada. Além disso, os preços das passagens aéreas são elevados e os voos são frequentemente cancelados.
Em Araguaína, a situação é ainda mais crítica, com apenas três voos semanais e períodos em que o município fica sem serviços aéreos. Isso impacta negativamente a população e a economia local, uma vez que o município é um importante polo econômico e referência para toda a região norte.
Ampliação de voos no Tocantins
O deputado Alexandre Guimarães ressaltou a importância do apoio do Ministério para resolver esse problema e melhorar a conectividade aérea, garantindo preços acessíveis e maior estabilidade nos voos.
“É fundamental enfrentar os desafios nos aeroportos de Palmas e Araguaína. A população espera melhorias na conectividade aérea, preços acessíveis e maior estabilidade nos voos. A atuação do ministério é fundamental para impulsionar o desenvolvimento regional e garantir uma infraestrutura aérea de qualidade para os tocantinenses”.
A conectividade aérea é essencial para o crescimento de diversas áreas, como o turismo, o comércio e os negócios, além de facilitar o deslocamento da população e promover a integração do Tocantins com outras regiões do país.
De acordo com a CCR aeroportos, nos últimos dois anos, o Aeroporto de Palmas registrou um crescimento significativo de 46% no número de passageiros durante o período de festividades, entre 15 de dezembro de 2022 e 6 de janeiro de 2023, em comparação com o mesmo período pré-pandemia em 2019.
- Mercado de trabalho: Prefeitura de Posse divulga concurso público com salários de até R$ 11,7 mil