O estado de Goiás será o primeiro a ofertar um teste genético para prevenir o câncer de mama ou ovário pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme o governo, o serviço será disponibilizado gratuitamente a partir do mês de fevereiro deste ano e o equipamento terá a capacidade de realizar 40 testes por mês.
Teste genético para prevenir câncer de mama
Os testes devem ser realizado no Centro de Genética Humana (Cegh), no qual é vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O procedimento se dará da seguinte forma, o médico do SUS irá solicitar o exame genético e a paciente passa por uma triagem para depois fazer a coleta de sangue no laboratório da UFG. Se o exame identificar os genes que causam a doença de forma hereditária, a paciente irá indicar outras mulheres da família para fazer o exame.
Os testes para mulheres da mesma família será feito entre quem possui 18 e 45 anos de idade. Se nos demais familiares forem encontrados os genes do câncer, o médico irá deve indicar um tratamento ou a retirada das mamas antes que o câncer apareça.
Investigação da doença
O exame analisa todas as bases presentes nos genes BRCA 1 e 2, permitindo assim a identificação de mutações que podem causar câncer de mama e ovário. Ele pode ser realizado a partir de uma simples amostra de sangue ou do DNA extraído de peça tumoral.
Com o diagnóstico, será possível estabelecer uma rotina personalizada de rastreio de câncer possibilitando maiores chances de cura.
Atualmente o câncer de mama é o mais frequente em mulheres no Brasil, onde no ano de 2023 pelo menos 1.993 mulheres perderam a vida para a doença.