O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas e ventania para o restante desta semana, se estendendo até o próximo domingo (7/1).
Em Goiás, todos os 246 municípios estão sob o risco de tempestades. Apesar disso, alguns ainda podem sofrer com as altas temperaturas.
Previsão de chuvas intensas em Goiás
Conforme a previsão, o volume de chuvas deve variar entre 30 a 60 milímetros (mm) por hora ou entre 50 e 100 mm por dia.
Além disso, as chuvas intensas devem vir acompanhadas de vento, que podem chegar a 100 km/h em diversas cidades.
Por causa da velocidade dos ventos, há riscos de quedas de energia, queda de galhos e árvores, alagamentos e descarga elétrica.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas de Goiás (Cimehgo) um corredor de umidade que passa sobre Goiás vai favorecer a instabilidade climática, o que acarretará em chuvas volumosas em diversas localidades.
Mesmo com a previsão de chuvas, algumas regiões ainda podem sofrer com as altas temperaturas, como o norte e oeste, que devem registrar até 34ºC.
Em Goiânia, a previsão indica que as temperaturas podem variar entre 20ºC e 30º. Já a umidade relativa do ar deve ficar entre 50% e 95%.
Verão 2024
Segundo o Inmet, verão é marcado pela elevação da temperatura em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos do que as noites e provocando rápidas mudanças nas condições do tempo.
Na região Centro-Oeste, a chuva é provocada, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Os volumes de chuva na região podem acumular entre 700 mm e 1.100 mm durante a estação.