A forte chuva que caiu em Goiânia na tarde desta quarta-feira (27/12), durou menos de 1 hora e ocasionou vários estragos pela capital. Na ocasião, um motociclista chegou a ser arrastado pela enxurrada e a tempestade derrubou a decoração do Natal do Bem.
Conforme a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), ao menos quatro árvores caíram, sendo no Setor Marista, Setor Oeste, Setor Estrela Dalva e no Setor Forteville.
Chuva arrasta motociclista em Goiânia
A forte enxurrada ocorreu na 3ª Radial, no setor Pedro Ludovico, local em que o motociclista foi arrastado. Conforme uma mulher que estava na academia e avistou o homem cair da moto, o motociclista estava com a moto em cima da perna e tentando segurar o veículo para que a enxurrada não levasse o veículo.
“Eu vi a hora que ele caiu e não pensei duas vezes antes de ajudar. Eu também ando de moto e me coloquei no lugar dele […]. As coisas do baú dele caiu tudo”, disse a mulher.
Outro ponto da capital que também alagou foi na avenida T-15, no Setor Bueno. Além disso, as chuvas também derrubaram a decoração do Natal do Bem, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Devido aos estragos, o local não terá funcionamento nesta quarta-feira.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), as chuvas ocorreram em um tempo médio de aproximadamente 45 minutos e os ventos foram de 50 km/h.
A equipe do Corpo de Bombeiros também atendeu algumas ocorrências. Uma delas foi após o vidro da estrutura de um estabelecimento cair após a queda de uma árvore sobre a praça de alimentação do Shopping Bougainville.
Por meio de nota, a Prefeitura alegou que retiraram as árvores que caíram na capital e que estão fazendo os reparos necessários.
Confira a nota completa
“A Prefeitura de Goiânia, por meio da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), informa que está com equipes disponíveis ao atendimento após um grande volume de chuva, com rajadas de ventos, que atingiram a Capital na tarde desta quarta-feira (27/12).
A Defesa Civil esteve nos locais mapeados com precipitações mais concentradas, pronta a prestar auxílio aos possíveis afetados. À medida que são informados pelos telefones 153 e 193, equipes são deslocadas para atendimento imediato.
Equipes da Comurg estão atentas para a remoção de árvores que caíram. No primeiro momento, é feita a desobstrução das vias e, em seguida, a remoção dos galhos. Até o momento, foram registradas quatro quedas de árvores nos setores Marista, Oeste, Estrela Dalva e Forteville, além de galhos quebrados de outras duas. A Comurg registra notificações pelo WhatsApp: 99855-8555 e Teleatendimento: 3524-8555.
A Seinfra esclarece que os volumes dos córregos estão sem transbordo e houve enxurradas em alguns pontos da cidade. Conforme a pasta, com relação ao viaduto da Avenida H, a Prefeitura de Goiânia informa que ainda trabalha na ampliação da rede de drenagem. Atualmente, são construídas as redes de drenagem na altura da Rua 52, no Jardim Goiás. Assim que a obra for concluída, no início de 2024, estima-se que o problema seja resolvido com a ligação efetiva da rede de drenagem.
A Prefeitura de Goiânia trabalha para garantir segurança a todos os cidadãos”.