O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informou que há previsão de tempestades nesta terça-feira (26/12) em diversas cidades goianas.
Conforme o boletim meteorológico, há risco potencial de chuvas intensas de 20 a 30 mm/h ou 50 mm/ dia, e rajadas de vento acima de 60 km/h, além de queda de raios.
Alerta de tempestade e ventania
De acordo com o Cimehgo, a região sudoeste deve ser a mais afetada, com chuvas de 20mm. Em seguida estão as regiões oeste e central, com possibilidade de 15mm de chuvas.
Entram na lista dos municípios mais impactados o de Porangatu, Jataí, Luziânia, Ipameri e Cristalina, com volume de chuva de 8mm.
- Avanço Legislativo: Alego aprova mais de mil projetos de lei em 2023
“Com o aumento da temperatura do ar sobre o continente e com a umidade (proveniente de frentes frias ou do Norte do Brasil), cresce a possibilidade de haver tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventualmente granizo”, explica o gerente do Cimehgo, André Amorim.
Além disso, ressalta que os goianos que vão viajar no fim de ano devem tomar cuidado com as tempestades, pois podem provocar alagamentos e quedas de árvore.
Verão em Goiás
O verão teve início na última sexta-feira (22) e, segundo o Cimehgo, os principais aspectos da estação no período 2023/2024 devem ser: chuvas volumosas, acompanhadas de rajadas de vento fortes e raios; dias mais longos e noites mais curtas; veranicos; e temperaturas acima da média climatológica.
Os prognósticos sugerem que, no primeiro trimestre do ano que vem, a população de Goiás continuará a sentir os efeitos do fenômeno El Niño, que ocasionará, em especial, a irregularidade na distribuição de chuvas.
“No verão, as chuvas em Goiás estão associadas à passagem de sistemas frontais e à formação da Zona de Convergência do Atlântico, corredor de umidade que corta o Brasil de Norte a Sudeste.”, informou o Cimehgo.