Nas próximas semanas a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) vai implantar 58 sensores de vídeo detecção na capital. Os equipamentos vão compor o parque semafórico de Goiânia, iniciando pela Avenida Deputado Jamel Cecílio, no Jardim Goiás.
A avenida foi escolhida devido ao alto número de veículos e o maior número de cruzamentos semaforizados.
Sensores de vídeo detecção
Conforme a SMM, o local também foi escolhido por ser uma via importante de escoamento para uma região de condomínios, além de ser uma rota de saída para a GO-020.
Conforme o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, os sensores são chamados de semáforos inteligentes e a instalação será o primeiro passo para a modernização do parque semafórico.
“Os detectores identificam a presença de veículos, quantidade e tempo entre eles, informações necessárias para determinar o tempo de verde ou vermelho para aquele momento. Envia então um comando para o controlador de tráfego que aumenta ou diminui o tempo semafórico com intuito de manter a fluidez do trânsito de maneira totalmente autônoma”, destacou.
Atualmente, Goiânia possui uma das maiores frotas com 80 veículos a cada 100 habitantes, levando assim frota ativa de 1.105.804 conforme os últimos dados divulgados.
- Mercado de trabalho: Processo seletivo oferta quase 100 vagas para professores em Goiás; confira