O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançaram um aplicativo para bloquear celular roubado ou furtado.
O objetivo é que o usuário consiga bloquear simultaneamente o aparelho, linha telefônica e aplicativos de banco.
O objetivo é desestimular esse tipo de crime e reduzir as perdas das vítimas. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 um milhão de celulares forma roubados no país.
A ferramenta está disponível na página na internet do Ministério da Justiça e também nas lojas de app da Apple e da Google.
Como usar o aplicativo para bloquear celular roubado
O novo aplicativo tem o nome de “Celular Seguro” e, em caso de roubo ou furto, poderá ser acessado através do computador ou do celular de uma pessoa de segurança, que deverá ser indicada no aplicativo.
Para usar, é preciso fazer o download e se registrar com a conta Gov.br. Posteriormente, é necessário concordar com os Termos de Uso e Aviso de Privacidade de Dados e preencher um formulário com os dados do aparelho.
Na tela inicial, o usuário deverá também Registrar telefone (registro do aparelho para conectá-lo diretamente ao seu CPF) e Registrar ocorrência (parar em caso de roubo ou furto seja registrada a ocorrência).
Caso seja vítima de roubo ou furto, o usuário ou a pessoa de confiança deve clicar no botão “Alerta” para registrar a ocorrência informando o que aconteceu. Depois, será gerado um número de protocolo e as instituições serão notificadas.
Caso o usuário recupere o aparelho celular, ele deve procurar a prestadora de telecomunicações para solicitar o desbloqueio do equipamento e, com isso, voltar a ter acesso às redes celulares brasileiras.