Goiás, assim como outros 14 estados e o Distrito Federal (DF), vão passar por uma nova onda de calor a partir desta quinta-feira (14/12).
A previsão aponta que as temperaturas podem subir 5ºC acima da média, podendo chegar a mais de 40ºC em algumas cidades, incluindo o sul de Goiás.
O calor extremo é causado pela atuação de uma área de alta pressão em áreas do centro-sul do Brasil, o que vai deixar o ar mais seco por uma sequência de dias.
Nesta quinta-feira (14) o ar seco predomina na maioria das áreas de Goiás, com níveis de umidade entre 21% e 30% durante várias horas consecutivas.
Na região da Chapada dos Veadeiros, a situação é de alerta para o ar seco, com nível de umidade entre 11% e 20% .
Cuidados com a nova onda de calor
Durante este período, a qualidade do ar tende a abaixar, podendo afetar o sistema respiratório e cardiovascular, causando ou agravando casos de asma, alergias respiratórias, acidente vascular cerebral e infartos. Enquanto o calor pode ocasionar insolação, desidratação, queimaduras na pele, exaustão pelo calor e até mesmo alterações de pressão.
De acordo com o clínico geral Thiago Piccirillo, Rede de Hospitais São Camilo, é preciso cuidar da saúde durante a onda de calor, adotando algumas medidas. Veja:
◼️Hidratação: é essencial manter a hidratação, pois o corpo perde mais líquido durante períodos de calor extremo. Em média, a ingestão de oito a dez copos de água por dia.
◼️Evite exposição sol: evitar a exposição ao sol por períodos longos, principalmente nas horas mais quentes do dia, pois o índice de raios ultravioletas, prejudiciais para a pele, é mais alto. Caso vá tomar tomar sol, aplique protetor solar para evitar complicações na pele. Também use boné, chapéu, para evitar as queimaduras que o sol forte pode provocar.
◼️Use roupas claras: optar por roupas mais leves e claras pode ser uma opção para amenizar o calor, afinal, roupas escuras costumam reter mais calor, o que não é recomendável nos dias quentes.
◼️Evite atividades físicas extremas: Reduzir atividades físicas que demandam muito esforço em dias muito quentes é essencial porque pode levar a uma hipotensão, mal-estar, tontura e até desmaio. O ideal é se exercitar em horários alternativos em que as temperaturas estão mais baixas, como à noite ou bem cedo pela manhã.
◼️Escolha alimentos leves e refrescantes: Optar por refeições mais leves e refrescantes, como frutas e saladas também ajuda a amenizar o calor. Alimentações mais consistentes, devem ser consumidas de forma moderada.