A partir de 2024, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) realizará apenas uma edição anual, conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).
O programa, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em universidades públicas em todo o país, terá seu próximo edital divulgado ainda nesta semana para fornecer detalhes sobre essa mudança.
Sisu
Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sisu é realiza, tradicionalmente, dois processos seletivos anuais, selecionando estudantes para vagas no ensino superior. Entretanto, a partir do próximo ano, deverá ser feita apenas uma seleção por ano.
O Sisu funciona como um sistema centralizado que concentra as vagas disponíveis em instituições públicas de ensino superior, incluindo federais, estaduais e municipais. A participação dos estudantes requer a realização do Enem mais recente, e é necessário não ter obtido nota zero na prova de redação.
Durante a inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de cursos para os quais desejam concorrer a vagas. A nota de corte de cada curso é divulgada diariamente com base nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento.
A primeira edição deste ano é a que teve o maior registro de instituições e também a maior oferta de vagas. No total, foram disponibilizadas 226.399 vagas em 6.402 cursos de graduação em 128 instituições de ensino federais, estaduais ou municipais, incluindo 63 universidades federais.
Em contrapartida, a segunda edição de 2023 ofereceu 51.277 vagas distribuídas em 1.666 cursos de graduação, provenientes de 65 instituições de ensino superior.