As siamesas Lara e Larissa estão internadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, após nasceram unidas pelo tórax, abdômen e bacia.
As siamesas, também estão ligadas pelo intestino delgado e o intestino grosso.
Gemêas siamesas internadas em Goiânia
O parto das siamesas foi realizado no dia 11 de outubro e elas nasceram pesando 3,6 kg no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), em Goiânia. Após o nascimento, as irmãs passaram 56 dias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) e nessa terça-feira (5/12), foram transferidas para o Hecad.
As meninas estão sendo acompanhadas pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, que é especialista em caso de gêmeos siameses. Conforme ele, os profissionais tem se redobrado pois o quadro das meninas é bastante delicado e cheio de intercorrências.
Zacharias também relatou que até o momento as siamesas estão sedadas, entubadas e se alimentando por sonda. As pacientes não tem condições de passar por procedimento cirúrgico e ainda não há previsão para a realização da cirurgia de separação.
“Não foi tarefa fácil, mas a equipe nunca desistiu. Sempre acreditando na vida, mesmo diante das mínimas chances de sobrevivência”, destacou Zacharias.