A Polícia Federal (PF) desarticulou, na manhã desta quarta-feira (29/11), um núcleo do crime organizado e prendeu um dos líderes de uma facção criminosa que se encontrava foragido há aproximadamente 6 meses.
O núcleo financeiro da organização tinha ramificações nas cidades de Palmas (TO), Porangatu (GO), Anápolis (GO) e na cidade satélite de Ceilândia (DF).
Investigação do grupo criminoso
Ao todo, segundo a Polícia Federal, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Criminal de Palmas.
Conforme a PF, a facção investigada é dedicada aos crimes de tráfico de drogas e armas de fogo, além de roubo de cargas, entre outros crimes especialmente violentos.
Durante as investigações, a Polícia Federal descobriu que o núcleo utilizava empresas de fachadas para a compra de imóveis de alto padrão e automóveis de luxo. As penas pela prática destes crimes, podem chegar 33 anos.
Apoio da Polícia Rodoviária Federal
Um dos integrantes do grupo criminoso foi localizado na cidade da Ceilândia e preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, acessórios e munições.
Os presos foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal para a formalização das prisões. No Distrito Federal a operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e do BOPE/PMDF.
Segundo a PF, as investigações terão continuidade até chegar aos financiadores e demais membros da organização criminosa.
A PF conta ainda com a cooperação das forças de segurança das esferas federal e estadual, que juntas intensificarão as ações de investigação, prevenção e repressão a organizações criminosas e à criminalidade.