A semana começou com tempestades, rajadas de vento e queda de raios em Goiás, resultando em temperaturas mais amenas.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), todas as 246 cidades goianas estão sob alerta para o risco potencial de formação de tempestades nesta segunda-feira (27/11).
Tempestades em Goiás
Neste domingo (26), diversos bairros de Goiânia e Região Metropolitana registraram chuvas intensas e ventos fortes. Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, choveu 121,6 milímetros (mm) na Região Leste da capital.
A precipitação causou transtornos em diversos pontos da Grande Goiânia, como queda de árvores e alagamentos. Em Goiânia, o telhado de um estúdio de pilates, no Setor Universitário, chegou a ser arrancado com a ventania.
Ver essa foto no Instagram
Previsão do tempo
A previsão é que nesta segunda-feira (27), Goiânia enfrente variação de nebulosidade e sol, com pancadas de chuva. A temperatura máxima pode chegar a 33ºC, com umidade relativa do ar variando entre 40% a 90%.
Já para o restante da semana, o prognóstico é de pancadas de chuvas irregulares para as cidades goianas. Isso se deve a combinação de calor e umidade.
O alerta da Cimehgo ainda aponta que as regiões Sudoeste e Sul de Goiás contam com risco alto de tempestades, enquanto as demais localidades têm a tendência moderada.
Em relação as rajadas de vento, a previsão é que a ventania possa atingir de 50 a 60 km/h.
Dicas para se proteger durante temporais
Cuidados dentro de casa:
- Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
- Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evite consertos de instalações elétricas;
- Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo e retire os equipamentos elétricos da tomada.
Cuidados fora de casa:
- Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
- Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
- Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
- Em caso de cabo de energia caído, não se aproxime e entre em contato imediatamente com a Equatorial Goiás pelos canais de atendimento.