O goiano Rui Ferreira da Silva Júnior é o responsável por doar 38 litros e salvar 180 vidas no estado de Goiás.
Somente no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), o homem de 42 anos, já realizou 61 doações de sangue e plaquetas desde março de 2016.
Goiano responsável por salvar vidas
O goiano de 42 anos é doador há 15 anos disse estar surpreso por liderar o ranking de doação, pois alegou que achava que outras pessoas doavam com a mesma frequência.
“Doar sangue é importante porque ajuda quem realmente está precisando. É algo ligado à saúde e é destinado parra quem precisa muito”, ressaltou.
Ele ainda informou que começou a doar sangue após pedidos de amigos e familiares que conheciam alguém que precisava, mas que tornou-se destaque após sua quantidade de plaquetas chamar atenção de um funcionário de banco de sangue de outro hospital, momento em que ele foi convidado a se tornar doador de plaquetas.
Com a liderança do ranking, o goiano foi homenageado pelo hospital com entrega de medalhas em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, realizado no dia 25 de novembro.
Junto com Rui, outros 32 doadores também foram homenageados. Por sua vez, o goiano recebeu o título de Doador Diamante, sendo o que mais realizou doações de sangue em todo o tempo de atividade do Hugol.
Com o cenário, a unidade de saúde já recebeu 7.726 doações de sangue de janeiro a outro deste ano.