O vereador de Goiânia Pedro Azulão (PSB) utilizou a tribuna durante uma sessão plenária para elogiar uma mulher e teve a fala considerada racista durante o discurso.
No momento da fala, o vereador estava destacando o trabalho de uma líder comunitária do Jardim Curitiba, no momento em que citou que “tinha muito orgulho da mulher, mesmo ela sendo negra” (veja o vídeo no final da matéria).
Vereador de Goiânia é acusado de racismo ao citar sobre líder comunitária
O caso ocorreu nessa terça-feira (21/11) no momento em que o vereador estava comentando um projeto de lei de outro vereador que propôs tornar a Associação de Idosos Sempre Jovens do Jardim Curitiba, em uma instituição de Utilidade Pública para receber recursos do governo municipal.
Dessa maneira, o vereador defendeu uma líder comunitária da região que é uma das responsáveis por cuidar do projeto.
“Uma mulher trabalhadeira, uma mulher que defende uma causa social com muita garra […]. Uma mulher que, mesmo sendo negra, é uma pessoa que tem o meu respeito e o meu carinho”, disse em tribuna
Após a repercussão do caso, em nota o vereador informou ao Portal Dia que suas palavras foram mal apresentadas. Azulão ainda informou que esteve pessoalmente com a mulher para pedir desculpas pelo ocorrido.
Confira a nota completa
“Em momento algum durante o meu pronunciamento desta manhã na Câmara de Goiânia, tive a intenção de ofender ou discriminar Sonia Fernandes Correa.
Conforme a íntegra do meu discurso mostra, fui à tribuna justamente para reconhecer publicamente a imensa obra social que Sonia desenvolve há anos junto à comunidade do Jardim Curitiba.
De todo modo, é meu dever pedir desculpas pelas palavras mal apresentadas durante a minha fala na tribuna. Estive pessoalmente com a Sonia na tarde desta terça-feira para apresentar meus pedidos de desculpas e reiterar, conforme disse em meu discurso, minha admiração e estima por ela e pela obra social que ela promove”.
Veja o vídeo do discurso
Ver essa foto no Instagram