Devido a onda de calor que acomete todo o país, o consumo de energia elétrica bateu recorde histórico em Goiás. Com as altas temperaturas, aparelhos como ventilador e ar condicionados passaram mais tempo ligados.
Conforme a Equatorial, no ultimo mês de outubro Goiás bateu recorde por instalação, registrando 225 kw/h.
Consumo de energia elétrica bater recorde histórico
O novo recorde supera o registrado no mês de outubro de 2020, momento em que o país enfrentava um isolamento social devido a pandemia da covid-19.
Segundo o executivo de faturamento da Equatorial, Marcos Aurélio Silva, o crescimento em outubro representa um aumento de 18% em relação ao mesmo mês do ano passado. A companhia destacou ainda que o aumento do consumo ocasiona desarmes nos disjuntores de prédios, condomínios e residências, provocando assim algumas quedas de energia.
“Esse crescimento se dá principalmente pelo forte calor, que aumenta o consumo de energia dos equipamentos refrigeradores e provoca fortes mudanças nos hábitos de consumo, como uso maior de ar-condicionado e ventiladores, assim como maior consumo de alimentos e bebidas refrigeradas”, comenta.
Com as temperaturas elevadas no estado, o executivo recomenda ainda o consumo consciente para que o cliente não se surpreenda com o valor da conta de energia.
“Medidas simples, como reduzir a temperatura do chuveiro, evitar usar o micro-ondas para descongelar alimentos e abrir a geladeira com menor frequência podem impactar significativamente no valor da conta. Também é importante verificar as instalações internas da residência periodicamente, pois instalações antigas, com fios velhos ou muitas emendas, causam desperdício de energia e podem até causar incêndios”, conclui Marcos Aurélio.