Uma das iguarias que não pode faltar na mesa do tocantinense é o Chambari, prato considerado típico regional e que nos últimos anos está chamando a atenção de todo o país.
Partindo da fórmula original, a nova versão gourmet ganhou 14 diferentes formas de preparo. E quem não gosta de degustar um bom prato? Ainda mais se tratando de uma iguaria típica regional.
Chambari presente nas refeições
Em Paraíso do Tocantins, o Chamabri é incorporado na gastronomia de seus moradores e é considerado um dos quesitos que melhor ilustram a rica identidade local. Além de constituir um fator de atração turística, o prato típico ainda proporciona experiências únicas para os visitantes. As novas versões foram elaboradas para as refeições diárias.
A versão gourmet possibilita a presença do chambari em diversas refeições, podendo ser consumido desde o café da manhã, como por exemplo o cuscuz com chambari, até no prato principal para o almoço, como o Chambari com purê de batata.
Cozido por várias horas, o prato tem como ingrediente principal o músculo com osso da perna do boi, conhecido também como ossobuco italiano. A iguaria é considerada um prato barato e popular podendo ser encontrada nas esquinas, botecos e nas feiras livres, acompanhado com arroz, cheiro verde e pimenta a gosto.
Nos restaurantes de Paraíso do Tocantins, as receitas à base de Chambari, em sua maioria tem lugar de destaque no cardápio, onde o prato do dia varia de acordo com o gosto da clientela. O que antes era considerado um prato popular, vendido e consumido nas esquinas, aos poucos vem ganhando ares de requinte em vários estabelecimentos.
- Temporal causa prejuízos: Temporal com ventos fortes causa prejuízos a moradores de Guaraí no Tocantins
Segundo um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, a gastronomia é um dos maiores motivadores de viagens em todo o mundo e a demanda está aumentando a cada dia. Sendo assim, o segmento vem acompanhado da valorização do caráter regional dos destinos e suas características, entre elas o patrimônio histórico e cultural, um conjunto de atrativos que proporciona experiências únicas para os visitantes.
Rotas gastronômicas do Tocantins
Degustar a culinária local também pode ser uma forma de conhecer um pouco dos costumes e da história do lugar. Pensando neste nicho econômico, o Sebrae Tocantins em parceria com a Prefeitura de Paraíso, estão desenvolvendo o “Rotas Gastronômicas do Tocantins”.
Conforme o Sebrae, o projeto permite ampliar a visibilidade ao chambari e acima de tudo estimular as vendas. participar das celebrações alusivas a Semana Santa, na serra do Estrondo.
“Para isso, o Sebrae envolveu os micros e pequenos empresários, dando a eles qualificação e as formas de divulgar esse produto, dentro da rota turística”, ressaltou Rogério Ramos, diretor do Sebrae Tocantins.
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, destacou que a cidade é considerada a capital do chambari e constitui um forte fator de atração de visitantes, contando até com um festival anual da iguaria para que “cada vez mais fomente a economia e fortaleça os comerciantes”.