A comunidade acadêmica da Universidade de Rio Verde realizou neste sábado (11/11) mais uma edição do Conexão UniRV. O projeto de extensão tem como objetivo prestar atendimentos humanizados a população, que neste ano aconteceu na Praça do Bairro Popular.
O Conexão também contribui para a formação dos estudantes que são os responsáveis pela prestação de serviços às famílias do Setor e região, na qual ofertam dicas para marketing pessoal, confecção de currículos, exames médicos e orientações sobre questões jurídicas. Além disso, a ação também conta com atividades de recreação para as crianças.
Conforme a Pró-Reitora de extensão e Cultura, Vanessa Molinero de Paula, o evento é uma oportunidade da universidade de se conectar mais com a comunidade, sendo possível uma troca de conhecimentos.
Serviços ofertados para a comunidade
Dentre os serviços prestados à comunidade, está o atendimento de fisioterapia, onde a professora do curso, Evellin Pignatti, pontua que essa área da saúde tem uma atuação importante que contribui com o corpo e a mente.
“Estamos com uma proposta de demonstrar para a população e oferecer o atendimento da fisioterapia aplicado a saúde mental e o nosso foco está sendo o estresse. Então estamos aplicando uma escala de percepção de estresse onde a população está podendo saber e conhecer o seu nível de estresse e diante mão conhecer os recursos que a fisioterapia tem para estar amenizando toda essa situação”.
Já na questão psicológica, o coordenador do curso, Fábio Henrique Baia, afirma que o número de casos de questões de saúde mental aumentou logo após a pandemia e que para ajudar a população nesses casos, a universidade tem ofertado atendimentos gratuitos.
Em contrapartida, em questões de atividades recreativas, o Conexão UniRV também ofertou várias atividades para a criançada, como oficinas de pintura e história.
“Temos todas as participações das crianças e eu acho isso tão importante a universidade vir até os bairros, levar o que há de melhor, trabalhar com elas a oralidade, a contação de história e isso é uma maneira que a universidade tem de chegar até o público”, ressaltou a professora de pedagogia, Eli Coelho Guimarães.
Confira como foi o evento: