Uma bebê passou por uma cirurgia inédita ainda dentro do útero da mãe para corrigir uma malformação na coluna, na última sexta-feira (27/10), no Distrito Federal.
A cirurgia considerada de alta complexidade foi realizada pelo médico, Fábio Peralta, referência nesse procedimento, e durou cerca três horas no Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB).
Bebê passa por cirurgia devido malformação
A bebê passou por uma cirurgia para corrigir uma malformação conhecida como “espinha bífida”, quando parte da coluna fica exposta. Conforme o hospital, a doença é conhecida cientificamente de meningomielocele, que é capaz de gerar limitações motoras e problemas neurológicos desde o útero, que podem acarretar consequências até o fim da vida do indivíduo
“Tiramos o útero com a bebê dentro e o abrimos para corrigir a coluna dela, pois as chances de recuperação plena são maiores que nos casos em que o procedimento ocorre só depois do nascimento”, relatou a médica Carolina Wanis.
O hospital informou ainda que a malformação na bebê foi identificada no momento que a mãe da criança iniciou o pré-natal e descobriu a doença por meio de uma ecografia.
Procedimento
O procedimento cirúrgico foi realizado pela primeira vez no Hospital Materno-Infantil de Brasília e o médico responsável, Fábio Peralta, afirmou que já realizou 600 cirurgias do mesmo tipo desde 2015.
“Não existia esse tipo de correção, nunca víamos uma criança fora da cadeira de rodas, tendo um desenvolvimento normal […]. Hoje, o mais frequente é a gente ver criancinhas por aí, indo bem na escola, praticando esporte, tendo um desenvolvimento intelectual adequado.”, relatou o médico.
Apenas 12 dias após a primeira consulta a bebê já foi submetida ao procedimento, onde a mãe da bebê passou pelo procedimento com 22 semanas de gestação, período considerado adequado pelos profissionais. Ao todo, 20 profissionais participaram da cirurgia.