Quatro bailarinos goianos vão disputar o “Oscar” do balé na Suiça. O Prix de Lausanne acontecerá em fevereiro de 2024, na cidade Dausanne e ao todo cinco pessoas vão representar o Brasil na competição.
Além dois goianos, outros 78 bailarinos de todo o mundo também foram selecionados.
Bailarinos goianos devem representar o Brasil no exterior
Os goianos que estão na disputa pelo título mundial são: João Pedro Silva, Antônia Manrique, André Rozano e yasmin Sabag. Todos eles são bailarinos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. Eles devem competir com bailarinos de 19 países.
O goiano João Pedro já havia se classificado para o “Oscar” do balé no início de outubro, na pré-seletiva que aconteceu em Córdoba, na Argentina. Já os demais foram classificados pela fase de análise de vídeos, que aconteceu no último fim de semana e o resultado foi divulgado nessa quinta-feira (2/11).
Somente outros seis bailarinos do mundo, de seis países, conseguiram a vaga nas pré-seletivas. Além do aluno João Pedro ter conquistado a vaga na pré-seletiva, a brasileira Luisa Lisboa Diegues, do Balé Jovem de São Vivente (SP), também foi aprovada nesta etapa.
Escola referência
A Escola Basileu França é referência como uma das principais escolas públicas de artes do mundo. Apenas neste ano, cinco alunos da Cia Jovem de Dança foram contratados por companhias internacionais e quatro ganharam bolsas de estudo integrais.
“Nosso balé é referência no mundo e isso nos orgulha, porque entendemos que não existe futuro sem arte. Por isso, por determinação do governador Ronaldo Caiado, investimos pesado no Basileu França”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto.
Além disso, somente neste ano bailarinos da escola conquistaram 15 prêmios em festivais de dança internacionais, além de muitos terem conseguido contratos e bolsas nas principais companhias de balé do mundo. Um dos prêmios foi justamente no Prix Lausanne, obtido por Ana Luísa Negrão, na categoria Melhor Dança Contemporânea. Com a conquista, uma foto dela ilustrou o cartaz oficial da pré-seletiva da América Latina do Prix de Lausanne de 2024.
A escola em Artes Basileu França é uma unidade do Governo de Goiás, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
- Cirurgia inédita: Bebê com malformação é operada ainda dentro no útero da mãe