A cidade de Araguaína, no norte do Tocantins, está realizando a campanha ‘Novembro Azul’ para conscientizar e auxiliar os homens na prevenção do câncer.
Na programação deste ano, há palestras educativas sobre os cuidados e a forma correta de se prevenir contra o câncer de próstata; consultas e realização de exames.
Além disso, o expediente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão estendidos. Às quartas-feiras, o horário de atendimento segue até 21 horas.
A ampliação do horário é para atender a parcela da população masculina com faixa etária acima dos 40 anos e que não consegue comparecer no período diurno para fazer consultas e realizar os exames necessários.
Equipes de saúde também farão a orientação aos pacientes sobre a importância do diagnóstico precoce e os benefícios de quando a doença é descoberta no estágio inicial.
Novembro Azul
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), atualmente o câncer de próstata é a segunda maior causa de óbito na população masculina.
Dados apontam que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, e cerca de 28,6% da população masculina desenvolve o câncer.
Estima-se ainda que mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata devem ocorrer entre 2023-2025 no país.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins (SES-TO), em 2022 um total de 202 pacientes foram diagnosticados com câncer de próstata maligno.
Unidades de alta complexidade
Segundo a Secretaria da Saúde a rede pública dispõe de duas unidades de alta complexidade em oncologia (UNIACON), uma em Palmas e outra em Araguaína. Ambas prestam assistência ao paciente diagnosticado com o câncer de próstata.
Para o oncologista do Hospital Geral de Palmas (HGP), Lucas Burigo Guglielne, os exames precisam ser feitos mesmo sem os sintomas, pois quanto antes diagnosticar o câncer de próstata, melhor é a chance de cura.
“A campanha Novembro Azul, tem este objetivo, conscientizar sobre a saúde dos homens”, disse o médico.