A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar um jovem que imitou influenciadora Leandrinha durante uma festa de Halloween na cidade de Anápolis, em Goiás.
Na ocasião, o jovem estava em um bar e se ‘fantasiou’ da influencer com deficiência. Nas filmagens, o jovem aparece sentado em uma cadeira de rodas e imitando a influencer desde as posições dos braços até a maneira de falar.
Jovem que imitou influenciadora Leandrinha
Conforme o delegado Manoel Vanderic, do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri), para investigar o caso não é preciso que sejam realizadas denúncias formais, pois é um crime que prejudica toda uma população.
“Esse crime é de ação pública incondicionada, somos obrigados a investigar. A pena é bem alta, então que sirva de exemplo. Vamos investigar esse rapaz e ver se existem outras pessoas envolvida na brincadeira”, disse o investigador.
O delegado relatou ainda que o ato de praticar, induzir ou incitar discriminação em razão da deficiência de uma pessoa pode ocasionar de um a três anos de prisão, além de multa.
“As pessoas em grande parte, mesmo com deficiências, não tem noção do quanto a lei é contundente nesse sentido, tanto referente à deficiência, quanto a cor da pele, sexualidade e religião, é inadmissível e as penas hoje são altíssimas Iremos analisar a participação de outras pessoas na prática. Concorde ou não, é a lei e ela vai ser cumprida”, pontou o delegado.
Como a polícia não divulgou o nome do jovem, a equipe de reportagem não conseguiu localizar o investigado para que ele se pronunciasse sobre o caso.