O feriado de Finados deve ser marcado por tempestades e queda de temperatura em Goiás, conforme aponta o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo).
O calor e a umidade ampliam o risco potencial para formação de tempestades isoladas, com possibilidade de queda de raios e rajadas de ventos.
De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, o risco de temporais aumenta com o predomínio do ar quente e úmido na região Centro-Oeste do Brasil, possibilitando a formação de nuvens mais carregadas.
A previsão indica chuvas de 10 milímetros em diversas regiões do estado. No Sul e Sudeste, deve chover 15 milímetros. Em Goiânia, a chuva deve ser de 5 milímetros.
Apesar da possibilidade de chuvas, a temperatura deve se manter em alta. Porangatu deve ter a maior temperatura, com termômetros marcando 38ºC. Em Goiânia, a máxima deve chegar a 34ºC, com umidade relativa do ar entre 35% a 90%.
Clima em novembro
Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica chuva acima da média e a volta da chuva em áreas do sudeste de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
O retorno gradual das chuvas será importante para a recuperação do armazenamento de água no solo, especialmente em áreas do norte de Mato Grosso e de Goiás.