A vacina contra a covid-19 será incluída no calendário de vacinação infantil a partir de 2024. Com o nova decisão, a vacinação será destinada a crianças a partir de 6 meses até os 5 anos de idade.
Além das crianças, os idosos, gestantes e pessoas com deficiência também entrarão no grupo prioritário.
Vacina contra covid-19
O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira (31/10) pelo Ministério da Saúde. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, informou que o Brasil deve ter uma vacina contra a covid-19 remodelada a cada ano, como já ocorre com o imunizante contra a influenza.
De acordo com a secretária, a incorporação da vacina é uma mudança que está de acordo com as atuais diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nós temos 42 pessoas morrendo todos os dias no Brasil, por isso, o alerta é sempre importante. A Covid-19 é uma doença de monitoramento para o Ministério da Saúde”, ressaltou.
O Brasil segue a tendência observada mundialmente e registra oscilação no número de casos de Covid-19. Segundo dados do último Boletim InfoGripe, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado nessa segunda-feira (30/10), houve crescimento de casos na população adulta do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Em fevereiro, o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação, com o objetivo de recuperar as altas coberturas vacinais no Brasil. É possível consultar a situação vacinal no aplicativo ConecteSUS Cidadão. O registro de vacina também é feito no Cartão de Vacinação em papel, pelo profissional de saúde local. Além disso, é possível ainda conferir a situação na própria unidade de saúde. Para isso, o cidadão deve apresentar documentos pessoais ou o cartão do SUS ao profissional de saúde para conferência.
Confira os grupos que serão priorizados na campanha anual de vacinação
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
- Idosos
- Imunocomprometidos
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com comorbidades
- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- Pessoas em situação de rua