Segundo o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tocantins está entre os estados que possui mais homens do que mulheres.
Conforme o levantamento divulgado nesta sexta-feira (27/10), o cenário é devido ao tamanho das cidades. Ao todo, quatro estados fazem parte da estatística, sendo o Mato Grosso, Roraima, Tocantins e Acre.
Censo 202 e os estados com mais homens do que mulheres
De acordo com o IBGE, o fator dos estados possuírem mais homens que mulheres, também podem estar relacionado ao mercado de trabalho, pois as oportunidades são mais ofertadas para pessoas do sexo masculino, como trabalho nas lavouras agrícolas, mineração e entre outros.
Ao todo, os municípios do país que tem até 5 mil habitantes possuem 102 homens para cada 100 mulheres, enquanto as cidades com mais de 500 mil habitantes possuem aproximadamente 89 homens para cada 100 mulheres.
Já no Tocantins, com uma economia concentrada no agronegócio, mineração e prestação de serviços, a maior parte dos 139 municípios tem população entre 5 mil e 15 mil habitantes. Com 56,83%, a cidade de Recursolândia lidera o ranking, com uma população de 3.421 habitantes, sendo 1.944 homens e 1.477 mulheres.
Por outro lado, os dados apontados mostraram que a medida que as cidades se desenvolvem, aumentam também a oferta de serviços, o que acaba atraindo e retendo mais mulheres.
O IBGE destacou que durante a pesquisa o estudo considerou apenas o sexo biológico dos entrevistados, ou seja, aqueles que foram designados conforme o nascimento. Segundo o órgão, dados sobre identidade de gênero e orientação sexual serão feitos em outro momento.
De acordo com o instituto, a “razão de sexo” é a forma de cálculo utilizada pelo IBGE para mensurar a proporção de quantos homens e mulheres estão na localidade. Desta forma, após contabilizar e realizar a divisão de homens e mulheres, o cálculo é multiplicado por 100, onde se o comparativo for maior que 100, pode se dizer que há um número maior de homens. Se for abaixo de 100, há um número maior de mulheres