Outubro é bastante importante para Goiânia, pois a capital completa 90 anos. Fundada em 1933, a capital é conhecida pelos inúmeros pontos históricos e por ser uma cidade super planejada.
O nome Goiânia vem do termo tupi-guarani Goyanna, que significa “terras de muitas águas”, fator que lembra a cidade, pois somente em Goiânia há 85 mananciais e 80 córregos.
Aniversário de Goiânia e história da capital
A data de fundação da capital foi em 24 de outubro de 1933, mas o nome “Goiânia” só foi definido em 1935, época em que foi realizado um concurso para decidir como a cidade seria chamada.
De início, o nome da capital seria “Petrônia”, na qual obteve mais votos do que “Goiânia”, mas após a decisão de Pedro Ludovico, interventor do estado de Goiás e um dos fundadores da cidade, foi decidido o nome que hoje é reconhecido mundialmente.
Nos primeiros anos após a inauguração, a cidade de Goiânia possuía poucos habitantes, mas com a chegada de ferrovia em 1950 e com a construção de Brasília, ocorreu um aumento populacional nas décadas de 1950 e 1960.
A ideia de construir uma nova capital para Goiás era antiga, mas já era cogitado desde o século XIX, quando a Cidade de Goiás, mas conhecido como Goiás Velho, estava em crise devido à decadência da mineração.
Somente em 1932 que as pesquisas para a construção da nova capital começaram a ser realizadas. Logo no ano seguinte foi escolhido o local da nova capital, em um terreno próximo ao córrego Botafogo. No mesmo ano o projeto foi aprovado que tinha como ponto central o Palácio das Esmeraldas, onde seria a sede do governo estadual.
Com isso, ficou definido as três principais avenidas da capital, sendo a Avenida Goiás, Avenida Tocantins e Araguaia. Após a definição, a pedra fundamental da obra também foi lançada por Pedro Ludovico no dia 24 de outubro, no que também marca o aniversário da capital goiana.
Atualmente, a cidade é o maior polo econômico do estado, além de ser a cidade goiana com maior população, com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.
Goiânia permanece sendo referência no mercado de trabalho
Além de ser uma cidade escolhida para passeios turísticos, Goiânia permanece sendo a capital escolhida para “iniciar uma nova vida”, principalmente para aqueles que buscam uma oportunidade de trabalho, no qual Zélio Rodrigues dos Anjos, de 28 anos, faz parte desse cenário.
O engenheiro, que é natural do Maranhão, escolheu Goiânia para dar o pontapé inicial e já está na capital desde 2013. Segundo ele, vários fatores influenciaram no momento da escolha, mas o principal foi relacionado ao mercado de trabalho, economia e a facilidade de acessar os pontos turísticos.
“Decidi estabelecer Goiânia como minha cidade de residência por diversos motivos. Em primeiro lugar, o clima agradável e tropical da região é simplesmente e encantador, proporcionando muitos dias ensolarados durante o ano. Além disso, o custo de vida acessível na cidade é uma grande vantagem, permitindo-me desfrutar de uma excelente qualidade de vida sem exagerar nos gastos. Também considerei as oportunidades de trabalho que Goiânia oferece, uma vez que a cidade está em constante crescimento e desenvolvimento econômico”, disse em entrevista ao Portal Dia.
Zélio também ressalta que a economia da cidade é capaz de proporcionar grandes oportunidades de emprego e empreendedorismo, além da hospitalidade e simpatia da população local que faz com que o ambiente seja acolhedor e amigável, ficando fácil “se sentir em casa”.
“A cidade também oferece uma cena cultural vibrante, com diversos eventos, festivais e atividades culturais ao longo do ano, tornando Goiânia um lugar emocionante para viver e explorar”, concluiu.
Conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Goiânia foi uma das cidades de Goiás que apresentou destaque no mercado de trabalho e ficou em segundo lugar no ranking das capitais que mais geraram empregos em 2022.
Pontos turísticos
Goiânia possui inúmeros pontos turísticos que agradam diversos gostos dos que moram na capital e até mesmo dos que passam pela cidade. Localizado quase no Centro, está o famoso Parque Zoológico de Goiânia, que fica localizado ao lado do belo Lago das Rosas. O local é sempre uma boa opção para a recreação e o valor da entrada custa R$ 5 reais a inteira e R$ 2,50 a meia. Vale lembrar que crianças de até 5 anos e pessoas com deficiência são isentas da taxa.
Os monumentos históricos também é um dos pontos turísticos que marcam a capital goiana. Na Praça Cívica, está o monumento às Três Raças, criado em 1968 no que simboliza a miscigenação das três raças que formam a identidade do povo goiano.
Os goianos também são conhecidos como amantes dos Pit Dogs, os estabelecimentos que produzem os famosos “x-salada”. A tradição em Goiás existe há mais de 50 anos e um projeto de lei considerou os pit dogs como Patrimônio cultural de Goiás.
Já para quem aprecia a astronomia, o Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma boa opção para promover atividades educativas e para apreciar recursos audiovisuais.
Mas quando se trata de produtos naturais, não poderia passar em branco, o Mercado Municipal de Goiânia, localizado na Rua 3, entre as avenidas Anhanguera, Araguaia e Goiás, o mercado conta com inúmeras variedades de produtos e alimentos tradicionais de Goiás.
O Estádio Serra Dourada é a principal casa da seleção brasileira em Goiás. O gramado, que é considerado um dos melhores do país, já teve grandes nomes do esporte e até mesmo da música, onde a maioria dos shows acontece no estacionamento do estádio.
Se falando de cultura, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 2006 e é constantemente utilizado para exposições artísticas, shows e entre outros eventos que acontece, na Esplanada da Cultura. Pela bela vista e pelo amplo espaço, o local também é utilizado como recreação no fim de tarde, como passeios de skate, bicicleta e patins.
Por fim, a Região da 44 e a Feira Hippie, localizadas no Setor Central da Capital, a região é o segundo maior polo de moda atacadista do Brasil que reúne sacoleiros do mundo inteiro, principalmente nas festas de fim de ano. Ao todo, são mais de 16 mil lojas espalhadas que reúne vários estilos e para diversas idades.