A partir do próximo dia 30 de outubro, a 2ª via do RG Nacional passará a ser emitida no novo modelo. O documento já era emitido desde 2022, mas somente para pessoas que não possuíam o documento.
Desta forma, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como modelo do registro geral valerá para todas as novas carteiras de identidade emitidas.
O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado nesta segunda-feira (23/10), em solenidade no auditório Mauro Borges, do Centro Administrativo Pedro Ludovico Teixeira.
“Quando recebi o governo, nós éramos o último lugar em digitalização de serviços à população. Hoje nós somos o segundo lugar e espero que na avaliação de 2023/2024 estejamos no primeiro lugar no Brasil em oferta de serviços à população”, projetou o governador.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, a medida é benéfica para toda a sociedade.
“Hoje é um marco no que tange ao cadastro, mas também no combate à criminalidade, pois vamos ter apenas um CPF, uma identidade e análise de todos os programas”.
- Entretenimento: Simone Mendes faz show gratuito em Goiânia; veja programação
Como fazer o novo RG Nacional em Goiás
Os cidadãos que quiserem atualizar o documento já podem agendar o atendimento nas unidades do Vapt Vupt e providenciar a troca.
Para fazer a solicitação do novo RG é preciso que o CPF esteja regularizado junto à Receita Federal. Por isso, é preciso o nome completo, nome da mãe e data de nascimento do solicitante. As informações devem ser as mesmas da Certidão de Nascimento para pessoas solteiras ou de Casamento, para pessoas casadas, separadas ou divorciadas.
Até o momento, Goiás já emitiu 144 mil novos RGs Nacional Goiás em primeira via.
Documento
A nova identidade incorpora um QR Code que pode ser escaneado por dispositivos móveis, possibilitando a verificação eletrônica de sua autenticidade.
Além do aplicativo oferecer a via simplificada, que vai contemplar aproximadamente 3 milhões de pessoas em Goiás, ele também traz a via digital ou virtual.
A Superintendência de Identificação Humana, pertencente à Polícia Civil do Estado de Goiás, é responsável pela emissão deste documento. No período de fevereiro a setembro de 2023, o órgão emitiu um total de 324.637 carteiras de identidade. Dentro desse montante, 144 mil são exemplares do novo modelo de Carteira de Identidade Nacional de Goiás.
- Casas a custo zero: Inscrições abertas em Alto Paraíso, Buriti e Pontalina
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) segue um modelo padronizado e é válida em todo o território nacional. Ela tem a capacidade de unificar possíveis números de registro que possam existir nas 27 unidades federativas, eliminando, assim, a discrepância nas numerações.
O modelo anterior terá validade até 2032, permitindo uma transição gradual. A substituição da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações subsequentes.