Um ataque em uma escola de São Paulo deixou uma pessoa morta e ao menos três feridas na manhã desta segunda-feira (23/10).
Crime teria sido cometido por um estudante do primeiro ano do ensino médio da unidade escolar. O caso ainda está sendo investigado.
Entenda o que aconteceu
▪️ Um aluno de 16 anos teria entrado armado na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, e atirado contra os alunos. De acordo com a Polícia Militar, o incidente acontece por volta de 7h30.
▪️ No total, três estudantes do sexo feminino foram baleadas. Uma na cabeça, outra no tórax e outra na clavícula. Elas foram encaminhadas para o pronto-socorro, mas uma delas não resistiu aos ferimentos.
▪️ Uma quarta vítima sofreu ferimentos na mão durante a correria na unidade escolar.
▪️ Informações preliminares apontam que a pessoa detida pelo ataque estava com uniforme da instituição e estudava no primeiro ano do ensino médio.
▪️ O atirador detido foi encaminhado ao 70° Distrito Policial – Sapopemba. A arma utilizada no crime foi apreendida.
▪️ As autoridades ainda investigam as circunstâncias da ocorrência.
▪️ Em nota, a Secretaria de Educação de São Paulo informou que está prestando apoio às vítimas, alunos, profissionais de educação e familiares. (Veja a íntegra abaixo)
▪️ Já a Segurança Pública de São Paulo informou que o menor responsável pelo ataque foi apreendido e encaminhado à Vara da Infância e Juventude. (Veja a íntegra abaixo)
- Ataques em escolas: Dez vezes que a violência marcou a educação no Brasil
Ministério da Justiça
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que acionou o Laboratório de Crimes Cibernéticos para auxiliar nas investigações do caso e analisar se há ligação do atirador com outros criminosos.
Nas redes sociais, o ministro manifestou solidariedade aos familiares e a comunidade escolar.
“Solidariedade às vítimas, suas famílias e à comunidade da escola estadual de São Paulo, alvo de ataque com arma de fogo. Laboratório de Crimes Cibernéticos do Ministério da Justiça foi acionado para auxiliar a Polícia de São Paulo a aprofundar as investigações.”, escreveu.
Secretaria de Educação de São Paulo
“O Governo de SP lamenta profundamente e se solidariza com as famílias das vítimas do ataque ocorrido na manhã desta segunda-feira (23) na Escola Estadual Sapopemba. Nesse momento, a prioridade é o atendimento às vítimas e apoio psicológico aos alunos, profissionais da educação e familiares.
Durante o ataque a tiros, três alunos foram atingidos. Uma aluna morreu e outros três feridos estão sendo atendidos no Hospital Geral de Sapopemba, sendo um deles que se machucou ao tentar fugir durante o ataque. A Polícia Militar foi acionada e apreendeu o autor dos disparos e a arma utilizada por ele.
Mais informações sobre o estado de saúde das vítimas e investigação do ataque serão divulgadas em breve.”
Secretaria da Segurança Pública
A Secretaria da Segurança Pública lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares das vítimas e com toda a comunidade escolar. O menor responsável pelos disparos foi apreendido e encaminhado à Vara da Infância e Juventude. Todas as circunstâncias relativas aos fatos são investigadas pelo 69º DP (Teotônio Vilela), que promove diligências e a oitiva de testemunhas.
A arma do crime, em situação regular, foi apreendida e encaminhada ao Instituto de Criminalística. Após os exames legais no IML, o corpo da vítima foi liberado aos familiares.