O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta terça-feira (17/10) para uma nova onda de calor que deve atingir Goiás nos próximos dias.
Outros estados das regiões Centro-Oeste e Norte do país também serão afetados. A previsão é que as temperaturas fiquem 5ºC acima da média.
Nova onda de calor atinge outros estados
Segundo o Inmet, a previsão é de altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade durante praticamente toda a semana.
O alerta emitido foi laranja, de perigo, indicando alto grau de severidade, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Além disso, há risco de incêndios florestais e à saúde, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
- Esperança: Jovem que passou mal após cheirar pimenta responde a estímulos durante tratamento em casa
De acordo com o instituto, em Goiás os municípios mais afetados são da região oeste, como Aragarças, São Miguel do Araguaia, Aruanã e Mineiros.
Além de Goiás, outros estados também devem sofrer com a onda de calor, entre eles estão o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, leste de Rondônia, sul do Tocantins e sudeste do Pará.
“Na Região Centro-Oeste, há previsão de dias majoritariamente secos. Contudo, podem ocorrer pancadas de chuva no oeste de Mato Grosso e sul de Goiás, enquanto no extremo sul de Mato Grosso do Sul, a previsão indica chuvas mais intensas, com instabilidades decorrentes de áreas de baixa pressão, podendo acumular volumes superiores a 50 mm.
Em grande parte da Região Nordeste, há previsão de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região.”, diz informe do Inmet.
Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a alta temperatura é condicionada a um bloqueio atmosférico que impede a entrada de frente fria em algumas regiões. Desta forma, o tempo fica mais estável, com sol predominante.
A orientação do Inmet para a população é manter a hidratação, beber bastante líquido, praticar exercícios nas horas mais frescas do dia, evitar a exposição ao sol e manter o ambiente umidificado.